Assinatura digital fácil de usar
Soluções para assinaturas digitais no Brasil e no mundo.
Assinaturas digitais da DocuSign
Assinaturas eletrônicas são bem aceitas como parte de sistemas de contratos modernos. Mas em alguns casos, quando uma camada adicional de segurança e identificação é necessária, assinaturas digitais são utilizadas.
A DocuSign permite a utilização de assinaturas digitais em conformidade com padrões locais, como assinaturas utilizando certificados digitais ICP-Brasil. Não importa onde você esteja nem seu caso de uso, as assinaturas baseadas em padrões da DocuSign permitem que você assine de forma fácil em diversos países no mundo.
Vantagens da assinatura baseada nos padrões ICP-Brasil
Entenda as diferenças entre assinaturas eletrônicas e assinaturas digitais
A DocuSign oferece flexibilidade de acordo com o seu caso de uso
Conte com o poder do Assinatura eletrônica e do Identify para concluir assinaturas digitais de forma fácil e rápida.
Assinatura eletrônica
DocuSign eSignature tem a confiança de milhões de usuários no mundo todo e atende à legislação de assinaturas eletrônicas no Brasil e no mundo. No Brasil, é possível assinar utilizando certificados digitais emitidos por Autoridades Certificadoras no padrão ICP-Brasil. No mundo, possibilitamos o cumprimento de diferentes padrões, como o eIDAS, AES e QES na Europa e padrões da indústria como o 21 CFR Part 11.
Ferramentas avançadas para maior segurança
Adicione camadas de segurança em seu processo de acordos para verificar a identidade dos usuários. A DocuSign disponibiliza opções como Verificação de identidade DocuSign com Livenes e verificação por código SMS/via áudio, entre outras.
Disponibilidade e integrações no Brasil e no mundo
A DocuSign possui integrações com uma rede mundial de agências certificadoras e de identificação. No Brasil, é possível utilizar certificados digitais ICP-Brasil instalados no computador, hospedados em dispositivos físicos ou em nuvem.
Um milhão de clientes em 180 países
- 1 milhãode usuários e mais de um bilhão de transações feitas pelo eSignature
- 99,99%tempo de disponibilidade, sem tempo de inatividade por manutenção
- 44idiomas podem ser usados para assinar e 14 podem ser usados para enviar documentos
Algumas aplicações das assinaturas digitais
Recursos
Saiba mais sobre assinaturas digitais
O que você precisa saber sobre a assinatura digital
Veja o material gratuitoSaiba mais sobre o cenário da assinatura digital no Brasil e como utilizar a assinatura digital com DocuSign.
Entenda a diferença entre assinatura digital e certificado digital
Confira no blogSão conceitos diferentes, embora sejam complementares. Saiba mais!
Padrões de assinatura digital: o que é a ICP-Brasil?
Leia o blogEntenda de forma detalhada o que é e quais são os tipos de certificados digitais oferecidos.
Perguntas frequentes sobre Assinatura Digital
As assinaturas eletrônicas são amplamente aceitas em todo o mundo como um substituto eletrônico para assinaturas manuscritas. A maioria das leis define uma assinatura eletrônica como dados eletrônicos logicamente associados a um documento e usados pelo signatário para indicar sua concordância. Para a maioria dos casos de uso, clientes e locais, uma assinatura eletrônica "simples" é suficiente.
No entanto, algumas transações em determinados países, em setores altamente regulamentados ou com entidades governamentais podem exigir ou preferir assinaturas digitais, um tipo de assinatura eletrônica que oferece um nível ainda mais elevado de garantia legal de identidade e segurança.
As assinaturas digitais são baseadas em um padrão de tecnologia chamado Public Key Infrastructure (PKI) ou Infraestrutura de Chave Pública, um formato amplamente aceito que fornece os mais altos níveis de segurança e ampla aceitação. PKI é um conjunto de requisitos envolvendo o uso de certificados e chaves criptográficas que permitem (entre outras coisas) a criação de assinaturas digitais.
Com a PKI, cada transação de assinatura digital envolve um par de chaves — uma privada e outra pública. A chave privada não é compartilhada e é usada apenas pelo signatário para assinar documentos eletronicamente. A chave pública está disponível abertamente e é utilizada por quem precisa validar a assinatura eletrônica do signatário.
Para proteger a integridade da assinatura, a PKI exige que as chaves sejam criadas, conduzidas e salvas de maneira segura. Isso geralmente requer os serviços de uma Autoridade Certificadora (AC) confiável.
Em todo o mundo, existem padrões internacionais que regem o uso de assinaturas eletrônicas e digitais, bem como os métodos usados para autenticar um signatário.
No Brasil, para ser considerada uma assinatura digital (ou “assinatura eletrônica qualificada”), é necessário que seja utilizado um certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora no padrão ICP Brasil.Sim, a DocuSign oferece suporte a assinaturas eletrônicas e digitais. Para coletar assinaturas digitais utilizando a DocuSign, basta que o remetente do documento adicione essa opção quando configurar o campo de assinatura. Uma vez enviado o documento, quando o destinatário prosseguir com a assinatura será solicitado que o certificado digital seja utilizado. Após a conclusão do documento, as informações referentes ao tipo de assinatura utilizada poderão ser consultadas no Certificado de Conclusão do envelope, que fica disponível tanto para o remetente quanto para o destinatário do documento.
Um certificado digital é um documento eletrônico que serve como camada adicional de autenticação da identidade de pessoas, empresas ou sistemas em ambiente digital. Ele é emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) e contém informações como nome, CPF/CNPJ, chave pública, data de emissão e validade.
Na prática, esse documento funciona como uma identidade digital, servindo como validador para transações online.A DocuSign permite a coleta de assinaturas utilizando certificados digitais emitidos por todas as Autoridades Certificadoras reconhecidas pela ICP-Brasil, como Safeweb, Serasa, Valid, Soluti, Certisign, entre outras. Você pode consultar aqui a Árvore hierárquica da ICP-Brasil (Autoridades Certificadoras de 1º e 2º níveis e Autoridades de Registro da ICP-Brasil).
As Autoridades Certificadoras (ACs) são organizações que emitem certificados digitais, utilizados em documentos eletrônicos que requerem uma camada adicional de autenticação da identidade de usuários. No Brasil, existem diferentes ACs reconhecidas pela ICP-Brasil.
Sim. Graças à parceria entre a DocuSign e a Safeweb, é possível que clientes possuidores de um certificado digital SafeID possam assinar um documento utilizando seu certificado digital hospedado em nuvem.
Esse é um benefício adicional da DocuSign, que permite que assinaturas sejam coletadas a partir do dispositivo de preferência do signatário: tanto em computadores (com a utilização de certificados armazenados localmente ou em hardware externo, como cartões ou pendrives) quando em dispositivos móveis (através da integração com o SafeID, utilizando certificados digitais em nuvem).A ICP Brasil (sigla para Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) é uma cadeia hierárquica de confiança responsável por estabelecer toda a infraestrutura para emissão e gestão de certificados digitais no país. Ou seja, essa infraestrutura padroniza as atividades que envolvem os certificados digitais, os padrões de segurança e a interoperabilidade para a assinatura digital no país.
Cada país pode possuir diferentes regulamentações e padrões para a adoção e validação de assinaturas eletrônicas ou digitais. A DocuSign oferece suporte a assinaturas eletrônicas e digitais em todo o mundo, incluindo o Brasil, permitindo que empresas de todos os tamanhos possam concluir negócios, acordos e transações de forma rápida enquanto se mantêm em conformidade com os respectivos requisitos de seus setores.
Ao redor do mundo, a DocuSign trabalha com provedores de serviços de confiança (os Trust Service Providers, ou TSP) para oferecer certificados digitais e assinaturas digitais que cumpram às necessidades locais.
Clique aqui para saber mais sobre a lista global de TSP da DocuSign.